projetos

Casa Pé de Serra

Para receber a família de forma mais confortável, uma casa com pouco mais de 300m² foi levantada para se tornar a sede da fazenda.

O programa se dividiu em três suítes – uma para cada filho e uma para os proprietários – um quarto para os netos ou convidados, e uma sala de estar e jantar integrada à cozinha. Por ser implantado no semiárido baiano, era imprescindível algumas outras exigências: a casa necessitava ser toda avarandada, ter grandes janelas e/ou portas, além de mecanismos que promovessem a circulação de vento dentro da residência.

Para isso, foi usado materiais e soluções construtivas locais da região: a casa é toda em alvenaria cerâmica, e a estrutura em madeira da própria fazenda. Promovemos um grande pé direito nas áreas comuns, a fim de fazer dissipar melhor o calor – exaustão através de janelas altas – e em alguns momentos, aberturas através de cobogós, para sempre garantir a troca de ar.

A inclinação do telhado cerâmico, também promove a captação de águas pluviais, que deverá ser utilizada em descargas de banheiro e jardinagem.

Internamente a casa ganha piso em cimento queimado, e ladrilhos hidráulicos na cozinha e sanitários. Todo o acabamento da casa é rústico, mas sem perder a modernidade.